SOBREVIVEMOS, MAIS UMA VEZ…
O fim do mundo outra vez foi adiado: 21 de dezembro de 2012 não passou de um dia como outro qualquer. Mas a previsão baseada no calendário Maia não foi a primeira e talvez não será a última. A história está regada de presságios malsucedidos, pessoas que neles acreditaram e alívio geral quando o dia seguinte surge normalmente
Se você está lendo esta reporta- gem, é sinal de que sobreviveu a mais um fim do mundo. Ou, melhor dizendo, a mais um rumor de que o dia do Juízo Final estaria com data marcada: 21 de dezembro de 2012, quando terminou o calendário criado pela civilização Maia. A data não passou de uma previsão malsuce- dida, mas que tomou as rodas de con- versa entre amigos, filmes no cinema, programas de televisão e fez com que algumas pessoas mais precavidas planejassem seu refúgio.
E a história está repleta de rumores a cerca do fim dos tempos que, segun- do o historiador Josimar Tais, surgem naturalmente no imaginário do ser humano. “Assim como há hipóteses e mitos que narram o surgimento da Terra e tudo o que existe nela, algu- mas previsões descrevem, inclusive, o fim do mundo. E a lista que contém ru- mores dessa categoria é praticamente infindável. Muitos deles, como se sabe, falharam. Contudo, outros ainda estão ‘no aguardo’ para acontecer.”
Por Thais e Silva