Os estranhos cones que se erguem no meio da Anatólia Central ganharam uma aparência ainda mais incomum graças aos habitantes das cavernas locais.
Até meados do século XX, o nome Capadócia significava pouco para o mundo ocidental. Talvez este fosse conhecido como um lugar da Ásia Menor mencionado na Bíblia, porque a primeira carta de São Pedro foi enviada aos Capadócios. No entanto, esta paisagem da Anatólia Central, onde hoje se situam Ürgüp e Göreme, conhecida pelos viajantes do mundo pela sua beleza surpreendente, tem uma agilidade inesperada. Chaminés de fadas em forma de cone e pirâmides rochosas pertencentes a esta misteriosa terra de contos de fadas erguem-se no vale árido. Alguns dos cones afunilam em picos de 50 metros. Outros são acidentados e irregulares, como se tivessem sido desleixados ou deixados inacabados. Existem também pilares e camadas de pedra em todas as formas e tamanhos imagináveis na Capadócia. Uma fascinante profusão de cores – creme vibrante, rosa, vermelho, azul claro ou cinza – confere a este lugar uma atmosfera ainda mais irreal.
Para aumentar a estranheza da paisagem, cones e pedras aqui e ali usam um chapéu com borlas de pedra de cor mais escura. Alguns lembram cogumelos de formatos estranhos, enquanto outros lembram figuras encapuzadas com chapéus alegres ligeiramente inclinados para o lado. Em alguns locais, cones e pedras estavam espalhados aleatoriamente pelo vale; Em outros lugares eles estão alinhados como soldados em fila. Quando se sabe que o povo cercado por um exército saqueador transformou seus inimigos em pedra como resultado de suas orações a Deus, é fácil compreender a história mitológica que conta o início da formação.
As esculturas rupestres da Capadócia, que dão a impressão de serem de outro mundo, estão localizadas no planalto do Monte Erciyes, um vulcão extinto. Esta montanha de 3.916 metros é também a fonte da matéria-prima destes cones. Há milhões de anos, houve uma violenta explosão na montanha e as suas cinzas foram derramadas nesta grande área. Quando as cinzas esfriaram e solidificaram, formando uma espessa camada de tufo, as pedras brancas e macias se transformaram em uma cobertura que poderia ser alisada com uma faca. Desde então, foi erodido pela chuva, neve e ventos. O fluxo da água da chuva cortou o vale e o estreito desfiladeiro em formato circular, depois erodiu suas laterais.